domingo, 27 de março de 2011

Sobre a corrupção social

Muito se é discutido entre essa nova onda de conservadores (ou pelo menos pretensos à) o quanto são importantes valores morais sólidos e edificantes. Como honra, dignidade e caráter.
Existe uma espécie de senso comum entre esses homens sobre o que eles esperam das mulheres em um relacionamento, sobre o quanto ficam indignados diante de tantas barbáries dentro do âmbito de relacionamentos.
Existe um problema maior, que precisa ser entendido, para que possamos nos estabelecer ideologicamente, e poder combatê-lo pelo menos em nível pessoal. Que é:

A corrupção cultural

"Atualmente a ausencia de valores é mais valorizada que a presença deles."

Imagine uma mulher, criada em uma cidade pequena, onde os pais eram religiosos conservadores, e que esta garota foi criada dentro de uma casa doutrinada com valores morais edificantes.
Esta mulher quando mais velha, agira pelo menos significantemente dentro do que foi ensinada. Pois tirando algumas atitudes realmente naturais, como comer, beber e procriar, o resto tudo é aprendido.
Esta mulher vem morar em uma grande metrópole para cursar uma faculdade e começa a morar em uma republica, e depois de algum tempo, suas atitudes e seu modo de viver sua vida mudam bastante. Todo o “pacote modernidade” é absorvido rapidamente por essa mulher.
Muitas pessoas, de maneira inocente diriam que isto seria um desvio de caráter dessa hipotética mulher que decidiu jogar fora tudo que aprendeu, para “viver a vida”.
Seria realmente um desvio de caráter? Ou existe uma força poderosa, nos doutrinando a todo tempo, de como devemos agir, do que é o certo e errado, de acordo com essa força?

A cultura popular nos impele a agir de determinadas maneiras.

 "O carnaval é um exemplo disso."

Mais forte que o poder de um pai conservador, existe uma força poderosa que nos guia para pensarmos e agirmos de uma determinada maneira. Vivemos em uma cultura corrupta, onde a ausência de valores é mais valorizada que a presença deles! Diante de toda a doutrinação social e midiática quanto a esse lifestyle hedonista, é quase ingênuo esperar que as pessoas pensem mais por elas mesmas e menos pelo que lhes é sugerido.
Vivemos em um estado de auto-sugestão constante, diante da mídia e propaganda, diante dos nossos programas favoritos e etc.
Podemos definir as pessoas como um rebanho de ovelhas, onde as ovelhas comuns agem de acordo com o que é culturalmente imposto, e onde as ovelhas negras não são bem vistas.
Atualmente ser uma ovelha negra, não é necessariamente agir de maneira ruim, muitas vezes quer dizer agir de maneira moralmente boa. São os nerds, os puritanos, os que valorizam sua moralidade, os conservadores, as conservadoras, as menos promiscuas, as “boazinhas”.
Estas pessoas são vista com maus olhos pelo rebanho moralmente doente que é a grande massa.
Não faz sentido algum esperar por pessoas moralmente elevadas em uma cultura que prega justamente o contrario!
Claro que existem pessoas que fogem a esse senso comum. Mas essas pessoas são poucas, e muitas desistem no caminho. Pois ser verdadeiramente honrado é nadar contra a maré atualmente.
Nossa cultura esta corrompida por valores hedonistas, e qualquer pessoa que esteja exposta a nossa cultura, corre grandes chances de sucumbir a ela. Pois a pseudo-liberdade é mais atrativa que a moralidade. É mais fácil ser “livre” do que ser disciplinado.
Mas agora, eu tenho uma pequena sugestão aos homens que aspiram a honra, dignidade e caráter exemplar.

Você não pode ser honrado e financiar a desonra ao mesmo tempo.

"Não seja um mascarado."

Pode soar até meio infantil, porém é comum eu ver homens falando sobre honra e moralidade, e em determinados momentos tendo atitudes que financiam a corrupção cultural.
Você não pode ser “honrado” por conveniência. Se você optar por viver de acordo com seus valores, você não pode deixá-los de lado de vez em quando só para “aproveitar” alguma brecha do sistema. A corrupção cultural fundamenta-se exatamente nisso. Não existe maneira de reparar a cultura, deixando seus valores de lado de vez em quando para poder tirar uma “casquinha”.
Esse jeitinho brasileiro precisa morrer. Se você decidir que quer ser apenas uma ovelha como as outras. Tudo bem, isso faz diferença. Mas se você decidir que não vai fazer parte disso, não faça parte verdadeiramente. Pois se por conveniência deixar de lado sua moralidade por alguns instantes, você será tão corrupto quanto o sistema que o suporta.
Isso que eu digo além de ser muito abrangente, também diz de acordo com relacionamentos. Se você se estabelecer com uma mulher de uma maneira séria, honre com seu compromisso, mesmo você conhecendo o lado obscuro feminino. O homem que deixa de lado sua honra porque “ela vai fazer isso comigo também” esta agindo de maneira igual a da mulher, e, portanto não pode cobrar conduta melhor dela.

Ser ou não ser eis a questão.

--

  • Deixe seu comentário sobre o que achou do texto, ou clique em um dos botões de reações.
  • Assine o Feed do blog, receba os posts no seu email
  • Criticas e sugestões favor fazer em minha comunidade no Orkut, você pode participar da comunidade no Orkut, clicando no ícone do Orkut no topo da pagina, acima da barra de tradução.
  • Gostou? Clique em “Curtir” para que seus amigos do facebook também acompanhem.

Os comentários não são moderados porém use os com responsabilidade. Sinta se a vontade para opinar contanto que seja algo no mínimo embasado, xingamentos inúteis podem contribuir para que futuramente eu modere os comentários

Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More